CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 149.2019 Hora: 15:36 Fase: CP
Orador: CÉLIO MOURA, PT-TO Data: 13/06/2019

O SR. CÉLIO MOURA (PT - TO. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho novamente à tribuna da Câmara dos Deputados com muita satisfação dizer que Araguaína, no norte do Estado do Tocantins, está muito feliz.

Ontem, o Plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2.479, de 2019, que criou a Universidade Federal do Norte do Tocantins, por desmembramento dos campi da Universidade Federal do Tocantins nas cidades de Araguaína e de Tocantinópolis, aproveitando toda a infraestrutura já existente e o mobiliário daquela universidade para criação da nova instituição.

Sra. Presidente, esse projeto foi enviado à Casa pela Presidente Dilma Rousseff, uma semana antes de ela sofrer injustamente o impeachment imposto a ela pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A então Presidente da República apresentou cinco projetos para criação de cinco novas universidades, sendo uma em Parnaíba, no Piauí; outra na cidade de Rondonópolis, no Estado do Mato Grosso; a terceira na cidade de Catalão, no Estado de Goiás; e a quarta, no mesmo Estado de Goiás, em Rio Verde. Quatro dessas universidades já foram criadas, instaladas, já realizaram vestibulares e estão em pleno funcionamento, Sra. Presidente. Mas faltava a Universidade Federal do Norte do Tocantins, com sede e foro na cidade de Araguaína, a maior cidade do Estado do Tocantins.

Essa universidade, Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, vai atender a uma população de 1 milhão e 700 mil habitantes, principalmente da região norte do Estado, da região do Bico do Papagaio, no sul do Pará, e da região tocantina do Estado do Maranhão.

Os estudantes, a juventude, os trabalhadores do norte do Estado do Tocantins esperavam por esse sonho, Sra. Presidente, esperavam pela sua universidade. Araguaína passa a ser uma das poucas cidades do Brasil a ser sede de uma universidade federal. São quase 70 as cidades no Brasil que sediam universidades federais. O orçamento de uma universidade, Sra. Presidente, muitas vezes se equipara ao orçamento do próprio Município onde ela está instalada.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins vai ter dois novos campi universitários, que foram criados por meio do mesmo projeto: o campus da cidade de Xambioá, nas margens do Rio Araguaia, e o campus da cidade de Guaraí, uma cidade no centro do Estado. São duas grandes cidades que agora também terão um campus de universidade federal.

Sra. Presidente, nós agradecemos a aprovação desse projeto no Senado Federal à Senadora Kátia Abreu, do PDT do nosso Estado, bem como ao Senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, que não mediram esforços para levar para o Senado Federal esse projeto, que tinha sido aprovado aqui na Câmara dos Deputados, na legislatura passada. O Relator na Comissão de Educação no Senado foi o Senador Eduardo Gomes; a Relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no Senado, foi a Senadora Kátia Abreu.

Araguaína está em festa, Sra. Presidente. Os filhos dos trabalhadores da cidade, os filhos dos trabalhadores rurais, os filhos dos índios, os filhos dos quilombolas, os filhos dos assentados, os filhos das merendeiras, os filhos dos pedreiros, os filhos do povo pobre do meu Estado terão agora oportunidade de ter uma universidade de qualidade, uma universidade pública e gratuita, uma universidade que irá resgatar centenas e centenas de anos daquela região toda, que vive no abandono.

Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a cidade de Araguaína, que tem hoje uma população de 200 mil habitantes, receberá agora a sua sonhada universidade federal.

E nós queremos dizer da satisfação de, na nossa campanha eleitoral, sempre afirmarmos que ao chegarmos ao Congresso Nacional, ao chegarmos à Câmara dos Deputados, iríamos lutar para que a Universidade Federal do Norte de Tocantins se tornasse uma realidade. Agora esse sonho foi realizado.

Parabenizo os professores da Universidade Federal do Tocantins, nos campi de Araguaína e Tocantinópolis, pelo esforço, pela dedicação, por eles terem vestido a camisa dessa nova universidade, que já começa forte. Aumentaremos o número de cursos e iremos lutar para que o Curso de Medicina, hoje na UFT, possa, daqui para frente, se Deus quiser, com a sanção presidencial do projeto, ter condições de aumentar o número de vagas e melhorar a sua estrutura, tanto didática como funcional.

Araguaína está de parabéns e hoje está em festa. Sonhou e realizou os seus sonhos. E eu, como representante daquele Município, quero dizer que o esforço valeu a pena. A Presidente Dilma Rousseff, ao ir a Palmas, na última semana do seu mandato, para a inauguração da unidade da EMBRAPA naquela cidade, assinou ali os projetos de criação dessas cinco universidades. Apenas a de Araguaína tinha ficado de fora. Agora, a Universidade Federal do Norte do Tocantins foi criada.

Quantos mestres chegarão a Araguaína? Quantos doutores, professores preparados irão para lá? A cidade terá uma nova roupagem. A cultura chegou, assim como o desenvolvimento tecnológico e educacional. Araguaína, que já é conhecida como a capital do boi gordo, agora será também a capital universitária do Estado do Tocantins.

Eu fico feliz de fazer parte dessa história, de ter lutado, juntamente com os professores da Universidade Federal do Tocantins, quando apresentamos as justificativas que levaram a Presidente Dilma Rousseff a tornar a UFT em Araguaína em Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Sr. Presidente, gostaria que o meu discurso fosse enviado para o programa A Voz do Brasil e divulgado nos órgãos de comunicação da Casa.

O SR. PRESIDENTE (Alexandre Frota. PSL - SP) - Pois não, Deputado. Está registrado.


DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. DEPUTADO CÉLIO MOURA.


Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados e todos os que nos acompanham pelos veículos de comunicação da Casa, venho à tribuna comemorar o fato de que o Senado Federal aprovou ontem, dia 12, a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins, uma demanda do nosso Estado, proposta pelo Partido dos Trabalhadores. Trata-se de iniciativa implementada pela então Presidente Dilma Rousseff que trará enorme benefício para o nosso Estado, para os nossos estudantes universitários e para a educação em Tocantins.

Senhoras e senhores, o plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Pelo PL 2.479/19, a nova instituição virá do desmembramento da Universidade Federal de Tocantins - UFT e terá sede e foro no Município de Araguaína. Agora, senhoras e senhores, a matéria segue para sanção presidencial.

O desmembramento da UFT foi proposto há 3 anos pela ex-Presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, o Poder Executivo propôs a criação de 5 novas universidades federais, a partir de desmembramento de campi já existentes em Goiás, Mato Grosso, Piauí e no Tocantins. Todas as universidades foram criadas. A única pendência era a do Tocantins.

A iniciativa prevê que cursos, alunos e cargos dos campi da UFT de Araguaína e Tocantinópolis sejam automaticamente transferidos para a UFNT, assim como prevê a criação dos campi de Xambioá e Guaraí.

Quero parabenizar a Senadora Kátia Abreu e o Senador Eduardo Gomes pelo excelente trabalho em defesa da UFNT.

A nova instituição facilitará o desenvolvimento dos 66 Municípios que pertencem à região de Araguaína e Bico do Papagaio, onde vivem 1,7 milhão de habitantes, ressaltou o Senador. Em 2016, o Governo estimou que o custo mensal para a implantação da UFNT seria de R$893 mil, ao passo que o custo anual totalizaria R$11,9 milhões.

A maior arma contra os retrocessos é a educação, sempre!

Viva a Universidade do Norte do Tocantins!

Viva Araguaína!

Viva o Brasil!

Ninguém solta a mão da educação!