CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 143.2021 Hora: 20:32 Fase: OD
Orador: TALÍRIA PETRONE, PSOL-RJ Data: 24/11/2021

A SRA. TALÍRIA PETRONE (PSOL - RJ. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Quero rapidamente dizer da importância de termos aprovado a urgência do PL 5.885/19, que tem como coautores, além de mim, a Deputada Áurea Carolina, a Deputada Benedita da Silva, o Deputado David Miranda, o Deputado Bira do Pindaré, que está aqui ao meu lado, o Deputado Orlando Silva e o Deputado Damião Feliciano.

Este PL visa combater o racismo institucional. Se formos pensar, Deputado Bira do Pindaré, João Victor foi morto por um segurança no Habib's; João Alberto Ferreira foi morto por um segurança no Carrefour; Nascimento Carvalho foi morto lá em Sorocaba num bar também por um segurança.

Quem de nós nunca foi barrado tanto aqui na Câmara quanto em um banco? Eu me lembro de que uma vez, saindo do mercado, pediram-me para abrir a minha bolsa, porque eu fui muito rápido ao mercado.

O racismo institucional, lamentavelmente, é parte de um Brasil marcado pela lógica da escravidão, por um racismo estrutural que precisa ser interrompido. E a melhor forma de fazer isso é com informação, é com treinamento e com o entendimento de que o racismo existe e que precisa ser enfrentado pelas instituições.

Parabéns a esta Casa, Sr. Presidente!