CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 135.2021 Hora: 12:32 Fase: OD
Orador: ARNALDO JARDIM, CIDADANIA-SP Data: 10/11/2021

O SR. ARNALDO JARDIM (CIDADANIA - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, este assunto é muito relevante. Nós sabemos que houve um momento muito importante desta Casa, por todos nós lembrado, quando se aprovou a RenovaBio, uma política de incentivo aos biocombustíveis.

Uma das coisas que o Brasil pode apresentar ao mundo: o avanço que nós tivemos no etanol, a mistura de 27%; o aumento que nós tivemos, a mistura do biodiesel, que hoje já é de 13% - infelizmente, nos últimos leilões, o Governo recuou para 10%, um problema sério a esse combustível tão importante; o caminho para o biogás, cuja ampliação todos nós defendemos, e do bioquerosene também.

Com relação a esse projeto do nobre Deputado Ricardo Barros, o nosso partido vai encaminhar "sim" à urgência, pelo acordo feito, mas, eu, particularmente, sou contra.

Eu quero com todos compartilhar dois contextos. Primeiro, esse projeto foi apensado a outro projeto de autoria do Deputado Jerônimo Goergen que disciplina a questão do biodiesel, propondo a ampliação da mistura. O projeto do Deputado Jerônimo Goergen está na Comissão de Minas e Energia, eu sou o Relator designado. O projeto do qual nós estamos votando a urgência foi apensado a esse projeto. Por quê? Porque nós queremos discutir, no global, dentro de uma política para os biocombustíveis.

Aqui se fala de um modelo específico, que é o biorrecondicionado, que é o diesel recondicionado. Há toda uma discussão. A origem bio nisso é inclusive algo muito questionado do ponto de vista da própria nomenclatura.

Então, nós estamos encaminhando "sim" à urgência, mas não temos anuência com relação a conduzir a votação, sem estar no contexto de discutir a questão do biodiesel e dos demais biocombustíveis.

Muito obrigado, Sr. Presidente.