CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 129.4.55.O Hora: 17:04 Fase: BC
Orador: ZÉ CARLOS, PT-MA Data: 28/05/2018

O SR. ZÉ CARLOS (PT-MA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Parlamentares presentes a esta sessão, eu quero aqui registrar a decisão correta do Presidente desta Casa de não colocar em votação a Medida Provisória nº 814, de 2017, aquela medida provisória em cujo pano de fundo está a privatização do sistema ELETROBRAS. Corretamente, o Presidente a suspendeu, com certeza ouvindo o que a sociedade brasileira quer e já disse por pesquisas.

Eu quero aproveitar a oportunidade para parabenizar pela mobilização os urbanitários de todo o País, que estiveram aqui nesta Casa, em especial o nosso povo do Maranhão; que conseguiram mostrar para a sociedade o que está por trás dessa medida provisória e conseguiram que esta Casa dê uma pausa, suspenda essa votação, para que se possa debater muito mais, com maior seriedade, e não por este Governo que está aí.

Como a Deputada Benedita da Silva disse recentemente, é um Governo que não tem comando, é um Governo que não se elegeu, é um Governo golpista, é um Governo entreguista, que tentou entregar a Caixa Econômica recentemente, que está tentando entregar os Correios para o capital financeiro e que agora, por falta de comando, conduz com inabilidade uma greve que está parando o País. É um Governo que, da mesma forma que fez a intervenção no Rio de janeiro, sem planejamento nenhum, conduziu mal esta greve. Disse que deu tudo, e a greve não acabou. Por que será? Porque não tem comando, como a Deputada Benedita acabou de dizer aqui desta tribuna. Não tem comando. É um Governo que não tem credibilidade, é um Governo que tem o Presidente mais mal avaliado do mundo, é um Governo que não merece trazer nenhuma reforma estruturante e que não tem a capacidade de conduzir nenhuma negociação aqui neste País.

É por isso que eu particularmente defendo a antecipação das eleições. Somente com outro Governo, que tenha respaldo popular, somente com um Congresso com a legitimidade que este tem é que nós poderemos aqui fazer as transformações estruturantes de que o País precisa - e que são muitas -, mas não este Governo.

Portanto, mais uma vez: Fora, Temer! E que ele consiga, de uma vez por todas, acabar com essa greve, que está maculando e prejudicando a vida de milhões e milhões de brasileiros.

Eu queria, Sr. Presidente, que esta minha fala fosse veiculada no programa A Voz do Brasil e nos meios de comunicação desta Casa.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, nobre Deputado.