CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 127.1.55.O Hora: 13:48 Fase: BC
Orador: MORONI TORGAN, DEM-CE Data: 27/05/2015

O SR. MORONI TORGAN (DEM-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu venho a esta tribuna hoje para falar de um assunto que considero muito sério. Existe um projeto chamado Saúde+10, e há um pedido de toda a classe médica brasileira, de toda a classe de enfermagem, enfim, de todos os que lidam com a Medicina, para que esse projeto aconteça.

Por incrível que pareça, o que está nesse projeto está na Constituição, porque ela diz que nós devemos gastar 10% do Orçamento Federal em saúde. Infelizmente, vemos ainda o contingenciamento da saúde. Isso, Sr. Presidente, é uma coisa degradante. O Governo Federal não cumpre aquilo que está na Constituição. O Governo Federal empurra isso há anos e anos, e as filas nos hospitais continuam.

Muitas vezes, vemos Estados e Municípios penalizados em relação à saúde. Investem 15%, 20% do seu orçamento em saúde, e a União não investe 8%. Deveria haver uma contrapartida da União nesse sentido.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje, o nosso Ceará sofre uma crise na saúde, e nós devemos auxiliar as autoridades do Estado.

Sra. Presidente, com todo respeito, eu quero fazer um pedido a V.Exa.: olhe para a saúde do Estado do Ceará, mande para lá verbas constitucionais. Não estou pedindo nenhum favor. Não estou aqui com o pires na mão. Estou aqui com a Constituição na mão, exigindo que ela seja respeitada, exigindo que essas verbas da saúde cheguem ao nosso Estado.

Milhares e milhares de cearenses estão sendo boicotados em seu tratamento, estão sendo deixados para trás. Por quê? Porque essas verbas não chegam.

Faço esse apelo dramático à Sra. Presidente. Só quem está ao lado das famílias, no Estado do Ceará, sente o drama delas.

Portanto, o Ceará não vem com o pires na mão, o Ceará vem com a Constituição na mão e exige que ela seja cumprida e as famílias sejam amparadas em relação à saúde.

Saúde+10 já!

Muito obrigado, Sr. Presidente.