CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 122.2019 Hora: 15:36 Fase: PE
Orador: MARCELO BRUM, PSL-RS Data: 28/05/2019

O SR. MARCELO BRUM (PSL - RS. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Boa tarde, colegas Deputados e Deputadas.

Eu quero fazer algumas considerações importantes na tribuna e falar de algo bom e de algo não tão bom.

Vou começar pela notícia ruim. Trata-se do Rio Grande do Sul, meu Estado, da minha cidade de Santiago, na região centro-oeste do Estado. Há mais de 10 anos, estamos sem estradas na nossa região. Isso é um absurdo! Estamos ilhados. Para todos os lados a que se vai - Santiago, a fronteira, Argentina, Uruguai, a região de Santa Maria, Porto Alegre -, existem problemas nas estradas.

O que me chama a atenção são as dificuldades que estamos tendo como Parlamentares para contatar o Governo gaúcho e buscar uma solução definitiva para este problema que atinge minha região de Santiago, região de povo trabalhador, povo abençoado, povo lutador, mas que enfrenta este problema, tanto no ir e vir, como no transporte da produção.

Realmente, estamos enfrentando grandes dificuldades na logística das estradas da nossa região. Diante de tudo isso, o que mais me chama a atenção é a dificuldade que eu, como Parlamentar, tenho enfrentado para conversar com nosso Governador do Rio Grande do Sul e apresentar o problema e, juntos, buscar a solução para o caos em que se encontram as estradas da região centro-oeste do Rio Grande do Sul, especialmente a região de Santiago. Esta é a parte não tão boa, não tão agradável.

O bom vem agora. Quero dar os parabéns ao Presidente Bolsonaro pela iniciativa.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, colega Heitor Freire e sociedade brasileira, que nos ouve e nos acompanha pela TV Câmara, eu nunca tinha visto na história deste País o Presidente da República dobrar os joelhos e fazer uma oração a Deus. Nunca tinha visto, na história deste País, o Presidente da República clamar, fazer uma oração de joelhos a Deus. A palavra de Deus diz que os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados. É princípio da palavra daquele que nos deu o fôlego de vida.

Parabéns, Presidente Bolsonaro, pela sua postura e inciativa! Um Presidente da República dobrar os joelhos e fazer uma oração a Deus, eu nunca tinha visto algo assim - talvez porque eu seja jovem. Os mais velhos, provavelmente, também não tinham visto um Chefe da Nação dobrar os joelhos e fazer uma oração a Deus.

Parabéns, Presidente Bolsonaro! Com sua atitude, o senhor nos inspira e nos dá a esperança do futuro. O senhor tem, sim, uma pauta para o Brasil. O Bolsonaro Presidente tem compromisso com a Pátria brasileira, com a Nação brasileira, com a família brasileira. Tem um projeto de mudança para o Brasil. Nossos problemas estão nos entraves e na chamada corrupção, entranhada que está nos poderes públicos deste País.

Com a ajuda de Deus e a bênção do nosso Criador, vamos vencer esta batalha, se Deus quiser!

Para encerrar minha participação, quero ler os versículos 13 e 14 de Eclesiastes: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".

Que Deus abençoe o Brasil!

Estou preocupado com a Proposta de Emenda à Constituição nº 37. Sou contra esta proposição. Por que entraram com esta proposta agora? Em caso de ausência do Chefe do Executivo, do Presidente, do Governador e do Prefeito, haveria eleição direta. Por que esta Proposta de Emenda à Constituição neste momento? Por que isso? É a pergunta que fazemos.

Deus abençoe a Nação brasileira!

Sr. Presidente, peço que meu pronunciamento seja divulgado pelos meios de comunicação da Casa, especialmente pelo programa A Voz do Brasil.

Muito obrigado.