CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 116.2022 Hora: 12:08 Fase: OD
Orador: JANDIRA FEGHALI, PCDOB-RJ Data: 14/07/2022

A SRA. JANDIRA FEGHALI (PCdoB - RJ. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, apesar de mitigada, a PEC não mudou a sua essência. Nós vamos manter o voto "não". Mesmo que percamos - e sabemos quando perder -, nós não vamos mudar o voto do primeiro para o segundo turno em 15 minutos.

Aqui não se trata apenas de gastos de Estados e Municípios, com o que nós temos profunda preocupação - e sempre nos preocupamos com o equilíbrio federativo. Nós estamos tratando aqui de contrapartidas da União, de programas sociais, de inovações de gestão necessárias, diante das demandas da população, inclusive a mais pobre do País. Nós estamos falando aqui da necessidade de pagamento de medicamentos, de programas emergenciais necessários ao povo, muitas vezes até em pandemia.

Aqui, quando é preciso estourar o teto de gastos, estoura-se como se fez ontem - 41 bilhões de reais para a compra de votos. Ninguém se preocupou com isso! Quando é precisa cortar despesa, ninguém se preocupa com isso. Mas na hora de engessar a gestão para fazer medicamento para câncer todo mundo se preocupa.

O PCdoB vota "não".