CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 100.4.54.O Hora: 20:08 Fase: OD
Orador: LUIS CARLOS HEINZE, PP-RS Data: 22/04/2014


O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco/PP-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na mesma linha do Deputado Alceu Moreira, eu participei desse processo naquele momento, no Governo Fernando Henrique. O que queriam fazer e o que existia naquele momento era levar dinheiro para o Rio Grande do Sul, especificamente, e só dá-lo a quem estava embaixo da lona preta.

Foi possível, no meu Estado, que as Prefeituras participassem, assim como os escritórios da EMATER, as cooperativas, o sindicato dos trabalhadores rurais, por meio da FETAG, o sindicato dos patronais. Foi possível que todos participassem. E, no Rio Grande, em torno de 10.500 famílias receberam um pedaço de terra.

Hoje vem esse novo modelo, esse novo fundo. É no que nós acreditamos, e tem que ser assim. Agora, esperamos que seja um fundo que tenha dinheiro. Naquele momento, Sr. Presidente, os assentados do Banco da Terra nem podiam tirar financiamento do PRONAF, Deputado Alceu. Essa questão era vedada a eles. Hoje houve a universalização.

Por isso, nós encaminhamos favoravelmente, votamos "sim", para dar continuidade a este projeto, e esperamos que haja recurso no Orçamento para tal. O voto é "sim".