CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 10.2021 Hora: 21:04 Fase: OD
Orador: MARCELO ARO, PP-MG Data: 02/03/2021

O SR. MARCELO ARO (PP - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero aqui me remeter ao projeto que acabamos de votar, a respeito da visão monocular.

Encontra-se neste plenário a Amália Barros, que dá nome a essa lei. Só quem conhece a Amália de perto sabe o quanto ela lutou pela aprovação desse projeto e o quanto ela é merecedora.

Todos aqui sabem que minha pauta é a luta pelas pessoas com doenças raras. Quando ouço aqui discursos de pessoas supostamente defendendo interesses de pessoas com deficiência, mas falando que essa não seria uma deficiência, dói o meu coração.

Eu tenho uma filha portadora de doença rara - e todos sabem disso - e sei que, quando se fala em direitos, cada um quer puxar a sardinha para o seu lado. Eu quero dizer que respeito a posição daqueles que votaram contra, mas não concordo. As pessoas com visão monocular são, sim, deficientes e precisam, sim, de uma atenção especial do Estado.

De coração, Amália, quero parabenizá-la pela aprovação deste projeto. Essa vitória é sua. Quero parabenizar também a Deputada Luisa Canziani, que lutou bravamente por este projeto: foi de porta em porta pedir votos pela aprovação deste projeto.

Esta vitória é sua, Amália. Esta vitória é sua, Deputada Luisa Canziani.

Parabéns a todos os monoculares, que têm resguardado o seu direito a partir de hoje.

Esta vitória não é só sua. Esta vitória é de todos aqueles que lutam pelas pessoas com deficiência e pelas pessoas com doenças raras. Parabéns!