CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 1.2022 Hora: 18:44 Fase: BC
Orador: PROFESSORA ROSA NEIDE, PT-MT Data: 02/02/2022

A SRA. PROFESSORA ROSA NEIDE (PT - MT. Sem revisão da oradora.) - Boa tarde, quase boa noite, Sr. Presidente!

Cumprimento todos os Parlamentares que estão presentes virtualmente ou no plenário da Câmara dos Deputados, neste nosso retorno ao trabalho parlamentar.

O ano de 2022, sabemos, será um ano de grandes desafios. Já vivemos nesta nossa Legislatura, que agora chega ao último ano, muitos desafios. O principal deles, acredito, é a luta cotidiana para mantermos os valores democráticos do nosso País. E precisamos revitalizá-los a cada dia. Também precisamos garantir políticas públicas que assegurar vida digna à nossa população do campo, da cidade, das águas, das florestas e das aldeias. Nós temos que fazer um novo projeto de País.

Nós estamos muito penalizados, como população. No primeiro dia das atividades parlamentares, na mensagem do Executivo, a população não foi citada. O povo não foi citado, o povo que passa fome, que precisa de uma frente de trabalho para ter emprego e renda. O povo não tem crédito para plantar no campo. Precisamos derrubar o veto à Lei Assis Carvalho. O povo não tem crédito. O micro e o pequeno não têm o crédito para revitalizar aquilo que a pandemia fez parar. Temos um salário mínimo estagnado. A população não tem mais renda para fazer a economia girar.

Poderíamos ter ouvido neste momento que o Brasil vai investir, vai ter ações para o combate a tudo que as mulheres vêm sofrendo neste País, especialmente no momento da pandemia, quando aumentou muito a violência contra as mulheres.

Como professora, eu esperava uma fala sobre educação, sobre a volta às aulas, as garantias, a vacina de nossas crianças nesse período de pandemia. E vem nova pandemia, e nova pandemia, e o Governo não diz nada.

Eu gostaria de tê-lo ouvido falar também sobre ciência, sobre pesquisa, sobre meio ambiente, sobre investimento forte na produção do País para que nosso povo saísse da condição do desemprego, da fome e da tortura emocional por que vem passando: os pais de família não sabem o que vão prover a suas casas no outro dia.

Mas vamos fazer um movimento forte neste País. Vamos reconstruí-lo. Vamos ter um projeto de Nação soberana, para que o Brasil seja realmente a grande Nação, a que nós já estávamos construindo, para que o mundo nos olhe como nos olhava no passado, como um país próspero, um país forte, um país soberano.

Portanto, Sr. Presidente, é com muita coragem, muita determinação e muita esperança que começo no dia de hoje este novo ano legislativo. Desejo a todos nós que tenhamos a força necessária para fazermos a travessia.

(Desligamento automático do microfone.)