CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 086.2.53.O Hora: 16h0 Fase: GE
  Data: 29/04/2008

Sumário

Apelo à Presidência do Banco do Brasil S/A de convocação de candidatos aprovados em concurso público para provimento de cargos em agências do Estado do Ceará. Encaminhamento ao Congresso Nacional, pelo Ministério da Educação, de proposta de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET-CE.

O SR. EUGÊNIO RABELO (PP-CE. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tenho recebido seguidos apelos de candidatos aprovados - à espera da convocação - em concurso do Banco do Brasil do Estado do Ceará no sentido de que lhes seja garantido o aproveitamento nas vagas existentes, tendo em vista ser intenção daquela instituição financeira não prorrogar o prazo de vigência da última seleção.
Estou repassando aqui o apelo à Presidência do Banco do Brasil, pedindo inclusive que considere o baixo índice de convocações no Ceará, se comparado com outros Estados, onde já foram convocados 100% dos aprovados. Sem dúvida, é bastante injusto recusar a prorrogação de concurso e realizar outro, havendo reserva de candidatos classificados. Enquanto isso, é grande o número de terceirizados desempenhando funções que deveriam ser exercidas por concursados.
Quero dizer, também, Sr. Presidente, que está sendo encaminhada à apreciação do Congresso Nacional, depois de aprovada na íntegra pelo Ministério da Educação, a proposta de união do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, do Ceará, com as escolas agrotécnicas de Iguatu e Crato, criando no Estado uma estrutura com porte de universidade: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET-CE.
Registro o fato com grande satisfação, não apenas por ser ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará, da qual surgiu o CEFET e agora o IFET, mas sobretudo porque é consenso, na área de educação, que a rede de ensino técnico mantido pela União é o que de melhor existe no País em formação de profissionais de nível médio para o mercado de trabalho. O novo instituto cearense é um dos 38 que o MEC pretende implantar no Brasil, com status de centro de educação superior.
Obrigado, Sr. Presidente.



BANCO DO BRASIL, CONVOCAÇÃO, CANDIDATO APROVADO, CONCURSO PÚBLICO, AGÊNCIA BANCÁRIA, CE, SOLICITAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, PROPOSTA, CRIAÇÃO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, IFET, CE.
oculta