CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 081.3.54.O Hora: 14:34 Fase: BC
Orador: JOSÉ AIRTON, PT-CE Data: 23/04/2013

O SR. JOSÉ AIRTON (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero destacar o debate que estamos travando sobre a Medida Provisória nº 592, de 2012, que destina 100% dos recursos dos royalties para a educação.

Inclusive estivemos debatendo essa medida com o sindicato dos profissionais da educação, com os professores, e logo mais haverá a leitura do relatório. A meu ver, é uma das discussões mais importantes que estamos travando para que possamos, de fato, como fez a Presidente Dilma Rousseff, destinar os recursos para essa área estratégica para o desenvolvimento do Brasil.

Todos sabem que, sem educação, não existe solução. A educação pode não ser a única saída, mas é o caminho sem o qual, sabemos, não podemos transformar a realidade de um país e de um povo. Como tem acontecido em vários países do mundo, precisamos do investimento maciço na formação, sobretudo na formação inicial, e na qualificação do nosso povo.

Essa medida provisória é muito importante, porque estabelece um parâmetro de investimento de prioridade, para que possamos valorizar os profissionais da educação, especialmente os professores, e investir na qualidade do ensino. Com isso, o Brasil poderá galgar um patamar de respeitabilidade, dentro de um projeto estratégico da Nação.

Muito obrigado.