CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 063.4.54.O Hora: 16:28 Fase: GE
Orador: GERALDO SIMÕES, PT-BA Data: 26/03/2014


O SR. GERALDO SIMÕES (PT-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ano passado, esta Casa e o Congresso Nacional aprovaram, e foi uma grande vitória para a minha região - no extremo sul temos uma região com uma população de 1,5 milhão de habitantes -, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, com campus e reitoria em Itabuna, com o segundo campus em Porto Seguro e com o terceiro campus em Teixeira de Freitas.

As aulas, Sr. Presidente, começarão em setembro deste ano, com cursos importantes para o desenvolvimento daquele povo e daquele pedaço da Bahia.

A ideia é de que, em 2020, essa universidade matricule 20 mil alunos.

Claro que uma universidade federal numa região que nunca sonhou em tê-la cria desejos em outras regiões. Por exemplo, essa universidade vai ter um colégio universitário, porque o modelo dessa universidade é que haja colégio universitário em Municípios acima de 20 mil habitantes. Nós teremos colégios universitários em quase 30 Municípios do sul e do extremo sul da Bahia, por exemplo, em Ubaitaba. Mas as pessoas de Ibirapitanga, vizinho a Ubaitaba, que quiserem estudar naquela universidade não podem porque está fora do litoral sul, extremo sul e o território do descobrimento.

Fica um vazio de ensino superior federal no Baixo Sul, que tem como principal cidade o Município de Gandu. São 14 Municípios de 300 mil habitantes.

Eu, Sr. Presidente, apresentei, ano passado, o Projeto de Lei nº 6.512, criando o quarto campus universitário no Município de Gandu para atender à região do Baixo Sul, repito, com 300 mil habitantes.

E hoje esse projeto tramitou na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, cujo Relator é o ilustre Deputado André Figueiredo, que deu parecer favorável.

Fiquei muito alegre no dia de hoje, já dei a notícia ao povo de Gandu de que essa matéria que tramita nessa Comissão teve parecer favorável e agora tramitará em diversas outras Comissões, como a Comissão de Finanças e Tributação, a Comissão de Educação e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Portanto, eu quero agradecer de coração ao Deputado André Figueiredo, por ter concedido parecer favorável a esse projeto, que é muito importante para o Baixo Sul, cidade de Gandu e Estado da Bahia.

Gostaria, Sr. Presidente, que este meu pronunciamento fosse divulgado nos meios de comunicação da Casa.


PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje tive a satisfação de ver aprovado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - CTASP, da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6.512, de 2013, de minha autoria, que autoriza a criação do campus de Gandu da UFESBA.

O relatório do Deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará, foi pela aprovação do projeto, o que se deu sem problemas.

A UFESBA, com reitoria em Itabuna e campus em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, iniciará em breve o atendimento aos estudantes do sul e extremo sul da Bahia, mas a região do Baixo Sul ficará relativamente descoberta em relação à oferta de ensino universitário público federal, apesar de contar com 300 mil habitantes e 14 Municípios.

A opção por situar o campus em Gandu se deve por sua importância regional e pela sua localização central na região, a meio caminho entre Itabuna e Salvador.

Agora o projeto deve tramitar na Comissão de Educação - CE, seguir para a Comissão de Finanças e Tributação - CFT e terminar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania - CCJC, não necessitando ir a plenário.

Seguirei passo a passo a tramitação do projeto e farei todos os esforços para que o campus de Gandu se torne realidade. Nos próximos dias entrarei em contato com o Ministério da Educação para avaliarmos as medidas necessárias para conseguir esse objetivo.

Muito obrigado.