CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 050.2.54.O Hora: 15:26 Fase: BC
Orador: GERALDO SIMÕES, PT-BA Data: 21/03/2012

O SR. GERALDO SIMÕES (PT-BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria que V.Exa. considerasse como lido e divulgasse nos meios de comunicação da Casa pronunciamento que faço, agradecendo aos membros da Comissão de Trabalho pela aprovação, hoje, por unanimidade, do projeto que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, cujo Relator é o Deputado Eudes Xavier, do PT do Ceará.

De coração, agradeço ao Presidente da Comissão, ao Relator Eudes e a todos os membros daquela Comissão pela aprovação desse projeto. Essa universidade será muito importante para o Município de Itabuna, cidade da qual fui Prefeito por duas vezes, e também para toda a região sul da Bahia.

A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia era uma luta de 10 anos, Sr. Presidente. O Governo Federal mandou para cá essa mensagem, e o projeto foi aprovado na Comissão de Trabalho hoje. Estou na esperança de que, ainda neste primeiro semestre, esse projeto seja aprovado também no Senado, para que essa universidade possa ser instalada, o mais rápido possível, naquele Município.

Obrigado, Sr. Presidente.


PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje venho a esta tribuna para agradecer aos Deputados integrantes da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público pela aprovação, por unanimidade, do PL 2207/2011, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFESBA, em Itabuna. Agradeço também ao Presidente da CTASP, Deputado Sebastião Bala Rocha, que conduziu os trabalhos de votação do projeto com isenção e de forma rápida e eficiente. E faço um agradecimento especial ao Deputado Eudes Xavier, relator do projeto, com o qual argumentamos favoravelmente pela manutenção da redação do projeto tal como enviado pela Presidenta Dilma ao Congresso Nacional.

Mas quero agradecer especialmente ao povo de ltabuna pelo entusiasmo com que defende a criação da Universidade no Município, razão fundamental para nossa atuação determinada e decisiva em defesa de seus interesses.

Com o objetivo que a UFESBA ficasse em ltabuna, procurei e conversei longamente com o Deputado Jilmar Tatto, Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, como também solicitei audiência com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que se havia manifestado por outra opção.

Argumentei a meus interlocutores, e também publicamente, que, em discurso no Palácio do Planalto, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciara a criação da UFESBA em ltabuna, sendo ratificado pela Presidenta Dilma. Após o anúncio da criação da Universidade, a Presidenta encaminhou mensagem ao Congresso Nacional, apresentando projeto de lei, que adotou o n° 2207/2011, com a versão dispondo sobre a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia no Município da Bahia e criando campus também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Agora, a aprovação do projeto na CTASP é fundamental para que o mesmo siga sua tramitação, com a versão original, nas Comissões de Educação e, posteriormente, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de seu encaminhamento ao Senado.

Manifesto que seguirei acompanhando de perto todos os passos do projeto, cuidando em representar com firmeza e determinação os interesses da população de ltabuna e do sul da Bahia, com o objetivo de que o sonho de nossa Universidade se transforme em realidade o mais breve possível.

Muito obrigado.