CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 042.4.55.O Hora: 17:04 Fase: GE
Orador: GONZAGA PATRIOTA, PSB-PE Data: 20/03/2018

O SR. GONZAGA PATRIOTA (PSB-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente JHC, Sras. e Srs. Deputados, antes de adentrar no meu pronunciamento, quero dizer que ouvi o discurso da eminente Deputada Josi Nunes, do Tocantins, sobre a interligação de bacias. Obviamente, sabemos que o Brasil é um só. Estou dizendo isso porque tive grande participação na emancipação no Estado de Tocantins, pelo qual tenho grande amor.

Queria pedir não apenas à Deputada Josi Nunes, mas também ao Governador, ao Vice-Governador, aos Deputados e Senadores do Tocantins que deem uma olhada para nosso querido Nordeste. O Rio São Francisco está secando - hoje ele está soltando 500 metros cúbicos de água de Sobradinho para abastecer Sergipe e Alagoas.

Esse projeto vai deixar para o maravilhoso Estado de Tocantins de 5 a 6 bilhões de reais em investimento, vai deixar energia em mais de 10 mil hectares de terra, principalmente na Serra da Garganta. Esses 10 mil hectares de terra vão receber energia que será gerada com a queda d'água da Serra da Garganta até o Rio Preto. Milhares de tocantinenses vão ter emprego durante a construção dessa obra.

Mais de 12 milhões de nordestinos carecem da água do Rio São Francisco, que é pouca para atender o consumo deles. Esse é o pedido que fazemos: queremos apenas 70 metros cúbicos de água por segundo de um rio que tem hoje, em média, 6 a 7 mil metros cúbicos de água por segundo.

Ajudem a nós do Nordeste. Eu estou falando não apenas em nome dos pernambucanos, mas também de todos os nordestinos da área semiárida que carecem dessa água.

Jesus Cristo botou na cabeça de Madalena uma lata d'água tirada de um poço feito por Jacó 1.700 anos antes de ele nascer. Botou uma rudia, botou a lata d'água e disse: "Olhe, Madalena, leve para a sua comunidade. Mas não vá beber essa água sozinha. Distribua".

Eu peço ao povo de Tocantins, ao Governador, à Vice-Governadora, a Deputados e Deputadas, a Senadores e Senadoras que nos ajudem. O Nordeste quer apenas, minha querida Deputada Luiza Erundina, que veio lá da Paraíba, 70 metros cúbicos de água, que chegarão também à nossa querida Paraíba.

Obrigado, Tocantins! Dê um pouquinho de água para nós do Nordeste!

O SR. PRESIDENTE (JHC) - Agradeço ao Deputado Gonzaga Patriota.