CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 041.2.54.O Hora: 10:44 Fase: OD
Orador: ROSINHA DA ADEFAL, PTDOB-AL Data: 15/03/2012

A SRA. ROSINHA DA ADEFAL (Bloco/PTdoB-AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Bom dia a todos, bom dia a todas.

Sr. Presidente, quero usar da palavra no dia de hoje para parabenizar a Deputada Mara Gabrilli pelo exímio relatório da Medida Provisória nº 550, aprovada ontem, dia 14, nesta Casa.

A MP 550, de 2011, possibilita o financiamento de bens e serviços de tecnologia assistiva à pessoa com deficiência. É uma grande conquista, pois as tecnologias assistivas favorecem a acessibilidade e proporcionam a plena inclusão que tanto desejamos.

Ressalto, inclusive, evidenciando que hoje é o Dia do Consumidor, que essa medida favorece também o consumo das pessoas com deficiência, pois que lhe abre crédito para a aquisição de produtos.

Há algum tempo, vimos preocupados com a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Mas, apesar de hoje disporem de renda, a grande maioria não conseguem consumir, por falta de acessibilidade nesse setor da economia.

Assim, aproveitamos esta oportunidade para refletir não somente sobre as barreiras arquitetônicas, mas também sobre as barreiras de comunicação e sobre as atitudes discriminatórias e injustificadas que impomos a quem tem mobilidade reduzida e que se vê privado de produtos e serviços, principalmente os voltados ao lazer, à cultura e ao turismo.

Parabéns a esta Casa pela aprovação da MP 550! Parabéns, mais uma vez, à Deputada Mara Gabrilli pelo maravilhoso relatório que apresentou ontem!

Muito obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Parabéns a V.Exa. pelo tema abordado, que é da mais alta importância.