CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 022.4.54.O Hora: 10:18 Fase: BC
Orador: PAULO FEIJÓ, PR-RJ Data: 19/02/2014

O SR. PAULO FEIJÓ (Bloco/PR-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Arolde de Oliveira, Deputados e Deputadas, os produtores rurais, em especial os plantadores de cana do norte do Estado do Rio de Janeiro, vivem momento de muita frustração, principalmente em razão do veto à Medida Provisória nº 619, que concedia subsídios para a produção da cana-de-açúcar.

Aprovamos a matéria no plenário desta Casa, e a Presidenta Dilma, talvez pessimamente assessorada, mal informada, vetou o subsídio da cana, causando grandes injustiças e a frustração dos mais de 3 mil produtores do norte do Estado do Rio de Janeiro.

O setor sucroalcooleiro tem vivido ao longo dos últimos 20 anos um grande declínio, está praticamente todo o segmento falido na nossa região. A indústria da cana, principalmente o setor sucroalcooleiro, que há 20 anos tinha 20 usinas de açúcar, tem hoje somente 3 usinas em funcionamento, e operando em total dificuldade.

A Presidente Dilma alegou em seu veto que aquela região é de boa produtividade - falha número um. A produtividade do solo naquela região, em função dos seríssimos problemas climáticos que nós enfrentamos, é muito baixa.

Vamos continuar essa luta, Sr. Presidente, porque nós sabemos da importância desse segmento para a atividade econômica do norte do Estado do Rio de Janeiro.

Falando também em nome do Deputado Anthony Garotinho, autor de artigo que faz um reconhecimento aos plantadores de cana, quero mais uma vez lamentar o veto da Presidenta Dilma, mas também dizer uma palavra de alento e de esperança a esses produtores que anseiam por mais apoio do Governo Federal. Esse segmento gerador de empregos, gerador de rendas e de riquezas vive talvez o seu momento de maior crise, de maior abandono. Então, ao mesmo tempo em que lamentamos a injustiça, o voto inapropriado, queremos dizer que continuaremos a luta em favor dos produtores de cana do norte do Estado do Rio de Janeiro.

Obrigado, Sr. Presidente.