CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 018.1.55.O Hora: 14:36 Fase: PE
Orador: MAURO PEREIRA, PMDB-RS Data: 02/03/2015

O SR. MAURO PEREIRA (Bloco/PMDB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Deputado que está nos presidindo neste exato momento, gostaria de retornar ao assunto do movimento dos caminhoneiros.

Nós estamos aqui, os Deputados Osmar Terra, do Rio Grande do Sul, o nosso colega do Estado de Santa Catarina, Valdir Colatto, e realmente a situação do nosso País é muito triste.

Sábado à tarde, em São Sepé, o jovem de 38 anos, Cléber Adriano Machado Ouriques faleceu cumprindo uma missão que é defender a categoria.

Nós estamos vivendo um momento difícil, hoje, no Rio Grande do Sul. Estamos com 44 pontos de rodovias bloqueadas, Deputado.

Essas rodovias estão bloqueadas por trabalhadores, caminhoneiros, pessoas de mãos calejadas, pessoas que transportam todo o progresso do nosso País. Não existe nada que saia de norte a sul, de leste a oeste que não tenha um caminhoneiro.

Ao mesmo tempo, nós temos agora uma grande safra de grãos no nosso País - soja, milho, uva. Infelizmente, nossos caminhoneiros estão trabalhando num regime, numa situação delicadíssima, baseada especialmente no aumento do óleo diesel, que chega a 25 centavos na bomba, devido à incidência do PIS/COFINS,

Ocupo novamente este espaço solicitando ajuda aos Ministros, que já nos receberam na semana passada, o Ministro Miguel Rossetto, por duas vezes, o Vice-Presidente, Michel Temer, também nos recebeu com muita cortesia. Precisamos que o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que os que fazem parte do Pensa Brasil, que fazem parte do núcleo do Governo, olhem com muito carinho para o que os nossos caminhoneiros estão pedindo.

Eles estão solicitando, Deputado Osmar Terra, algo muito simples: o direito de trabalhar. Eles querem ter o direito de trabalhar e de conseguir pagar as suas contas. Eles não querem, de jeito nenhum, trabalhar e não conseguir pagar o posto, a manutenção do caminhão, a prestação.

A Presidente Dilma Rousseff, hoje, vai sancionar a Lei do Caminhoneiro, que foi aprovada nesta Casa, há 10 dias, e vai melhorar a vida do nosso caminhoneiro. Eles terão carência de 12 meses nas prestações. Isso é muito bom! Temos que parabenizar essa ação do Governo.

Agora, meus colegas Deputados, os caminhoneiros querem que retirem esse aumento do PIS/COFINS, pois o diesel chega à bomba até 25 centavos o litro. Isso é tão simples! Isso é tão simples! É um ato que vai dar uma recuada, uma tranquilidade para o nosso País. Vai voltar o abastecimento nos supermercados, nas indústrias; em relação aos produtores de suínos, de frango. As coisas vão voltar ao normal. E nós - Deputados Federais e Senadores - vamos fazer a nossa parte para ajudar o Governo a fazer com que as coisas aconteçam no nosso País.

Neste exato momento é preciso que haja a sensibilidade do nosso Ministro Joaquim Levy, do nosso Ministro Miguel Rossetto, do meu amigo Ministro Pepe Vargas. A Presidente Dilma Rousseff precisa estar bem informada da real situação do nosso País. A situação é grave!

Nós viemos do Rio Grande do Sul rapidamente para Brasília para estarmos à disposição do Ministro Miguel Rossetto, porque queremos ajudar, colaborar, andar de cabeça erguida e olhar no olho das pessoas, desses agricultores, desses caminhoneiros.

Nós gostamos do nosso País e queremos o melhor para a nossa gente. Nós só vamos ter o melhor se esse povo puder trabalhar com tranquilidade, montar no caminhão, sair para trabalhar e dizer: "Eu vou conseguir pagar as minhas contas".

Deus queira que, junto com o Governo Federal, tenhamos uma resposta positiva para o nosso povo a fim de terminar esse movimento. Ninguém quer ficar sem abastecimento e ninguém quer ficar sem o direito de ir e vir.

Para que isso aconteça, é preciso uma palavra de carinho, de apoio àqueles que tanto trabalham pelo nosso País, que são os caminhoneiros e os agricultores.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Leo de Brito) - Muito obrigado, nobre Deputado Mauro Pereira.