Página Inicial da Câmara dos Deputados Glóssário Mapa do Portal Fale Conosco Página Inicial da Câmara dos Deputados

Arte Baiana no Gabinete de Arte

Período: 06 de outubro a 28 de novembro de 2004
Visitação: sexta a segunda-feira, das 9 às 17 horas
Local:
Gabinete da Presidência

“Arte Baiana” é a terceira mostra do Gabinete de Arte da Câmara dos Deputados. A exposição reúne obras de artistas Mário Cravo Júnior, Carybé, Floriano Teixeira, Rubem Valentim, Calasans Neto, Jenner Augusto, Tatti Moreno, Fátima Tosca, Vauluizo Bezerra e Zivé Giudice. “Com esta terceira mostra, consolida-se o Gabinete de Arte como projeto vitorioso, espaço que apresenta e que resume a diversidade da criação artística brasileira”, diz o presidente João Paulo. Ele lembra que nem todos os artistas considerados baianos nasceram na Bahia. Carybé é argentino, Floriano Teixeira maranhense, Jenner Augusto e Vauluizo Bezerra sergipanos. “São de outras naturalidades, mas fizeram-se baianos por escolha e destino, por sentimento e bem-querer. Poucas obras expressam tão profundamente a alma baiana, o espírito da terra, a essência do povo quanto a desses notáveis artistas”, destaca.

O espaço criado na Presidência da Casa funciona como uma galeria de arte aberta à visitação pública para privilegiar trabalhos de artistas plásticos brasileiros e incentivar novos talentos. Em maio deste ano, o Gabinete de Arte foi inaugurado com obras de Athos Bulcão, considerado um dos maiores artistas da atualidade. "Goiás Contemporâneo", a segunda mostra da galeria, apresentou telas e esculturas de artistas goianos e recebeu mais de seis mil visitantes. A curadoria das exposições é do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

A Bahia, pela sua grande diversidade cultural, tem ocupado um lugar de destaque no cenário cultural brasileiro. Segundo Heitor Reis, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia, “o que tange às artes plásticas, sempre estaremos qualitativamente na vanguarda brasileira. Nossos artistas utilizam-se de elementos de suas próprias raízes culturais para fazer uma arte com caminho próprio, marcada de signos e símbolos do cotidiano e do imaginário baianos que se estratificam e adquirem seu próprio significado, o que os diferencia dos artistas de outras regiões do país”. Para ele, os artistas participantes da mostra “Arte Baiana”, apesar das diferentes formas de expressão, conseguem imprimir uma série de conceitos, tanto pela universalidade dos temas propostos quanto pela contemporaneidade de suas obras.

O Gabinete da Arte, localizado na Presidência da Câmara (Edifício Principal), está aberto à visitação de sexta a segunda-feira, das 9 às 17 horas. As visitas devem ser agendadas previamente na coordenação do Museu da Câmara nos telefones (61) 216-5880/5881. Durante o período de visitação, monitores ficam à disposição do público com informações sobre os trabalhos expostos e a vida dos artistas plásticos.

A exposição Arte Baiana fica aberta ao público até 28 de novembro.