XII Seminário LGBT do Congresso Nacional -Nossa vida d@s outr@s - Empatia: a verdadeira revolução

Imagem do evento

A XII edição do Seminário Nacional LGBT será realizada nos dias 20 e 21 de maio, das 10 às 18 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento foi requerido pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, de Legislação Participativa e de Cultura e tem o apoio da ONU, OIT, OAB Diversidade, Associação de Mulheres Brasileiras (AMB), Frente de Visibilidade Lésbica e pelo Movimento Mães pela Diversidade.

Temas como o ódio, injúria e difamação disseminados pelas redes sociais, bem como tolerância e respeito às diferenças serão debatidos ao longo dos dois dias de evento. A entrada é franca.

Evento acontece nos dias 20 e 21 de maio no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados, com abertura especial da cantora Daniela Mercury

O ódio como “emoção política” cresceu e se fortaleceu bastante nos últimos anos. Avanços legislativos e espaços políticos que contemplam negros, mulheres, crianças em situação de risco, indígenas, povo de santo, LGBTs e outros grupos historicamente difamados vêm sendo duramente atacados. É cada vez mais evidente a falta de empatia – a emoção política que pode se contrapor ao ódio – que se manifesta nas mais variadas formas na sociedade e no ambiente virtual, onde acaloradas discussões colocam cidadão contra cidadão, num grande caldo de ignorância, desinformação e tendências totalitaristas. Colocar-se no lugar d@s outr@s, entender que nossa vida depende da vida das outras pessoas é um ponto de partida para as reflexões do XII Seminário LGBT do Congresso Nacional, que acontece nos dias 20 e 21 de maio, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Pautado no tema “Nossa vida d@s outr@s - Empatia: a verdadeira revolução", o seminário terá abertura especial da cantora Daniela Mercury no primeiro dia de atividades e vai contar com a presença de ativistas, pensador@s, intelectuais e autoridades em mesas que debaterão a origem dos discursos de ódio, os mecanismos legais de defesa, propostas para uma sociedade que demande e um Congresso Nacional que aprove mais legislações respeitando as diferenças. A temática, mais abrangente que a dos anos anteriores, foi discutida pelos mandatos da Frente Parlamentar de Direitos Humanos, com participação de setores do movimento social, e aprovada nas Comissões de Legislação Participativa, Cultura e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. 

“Esta edição do seminário tem como objetivo criar um ambiente político para discutir a inércia do poder público no enfrentamento do ódio em suas diferentes expressões, o que inclui os assassinatos de indivíduos LGBT, mas também a onda de linchamento contra adolescentes infratores, entre outros crimes de natureza semelhantemente baseados no preconceito”, explica o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), coordenador-geral do evento. Seguindo esta diretriz, a organização convidou para o evento a pastora evangélica Romi Bencke, mestra em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), numa iniciativa de abrir o diálogo com os progressistas da comunidade cristã.

As convidadas Viviane Mosé, Raquel Recuero e Marcia Tiburi discorrerão sobre o assunto sob a perspectiva da comunicação, sociologia e da filosofia. Pedro HCM, um dos idealizadores do canal de humor Põe na Roda, contará como os vídeos produzidos têm ajudado a diminuir o preconceito contra a população LGBT usando a internet como disseminador de mensagens positivas e informação saudável (confira a lista dos participantes do seminário na programação do evento).

O casal Rogério Koscheck e Weykman Padinho vai contar um pouco da decisão corajosa e generosa que tomaram, quando decidiram que recorreriam à adoção para formar sua família. “Já queríamos pelo menos duas crianças. Depois fomos pensando: por que não três, por que não crianças mais velhas? Acabamos entrando em contato com grupos que pregavam a adoção de pessoas com problemas de saúde e fomos nos comovendo. Mas a decisão veio quando os conhecemos de fato, daí não tivemos dúvida”, explica Koscheck sobre o processo, que começou em janeiro de 2013 para a adoção de quatro irmãos, com idades entre sete meses e 11 anos; três deles, com HIV.

A programação do seminário se compõe de três mesas que terão como tema transversal os discursos de ódio em suas mais diferentes expressões, desde o fenômeno das perseguições, bullying e difamação, até aqueles que culminam na agressão física e morte das vítimas. São elas: Mesa 01) “Ódio nas redes – Que sentimentos você propaga na web? Pare. Pense. Poste.”; Mesa 02) “Ódio na carne – A agressão além do verbo/A expressão letal da injúria e difamação; Mesa 03) “Mais amor, por favor!”- Tolerância, respeito e diferenças. O objetivo conjunto das mesas é propor reflexões para inibir este fenômeno.

PROGRAMAÇÃO GERAL

20 de maio, quarta-feira

Mesa de abertura – 9 h

- Deputado Fábio Ramalho (PV/MG) – Presidente da Comissão de Legislação Participativa

- Deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) – Vice-Presidente da Comissão de Cultura 

- Deputado Fábio Sousa (PSDB/GO) – Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

- Deputada Erika Kokay (PT/DF) – Coordenadora da Frente Parlamentar Em Defesa dos Direitos Humanos

- Deputado Jean Wyllys (PSol/RJ) – Coordenador-geral do seminário

- Rogério Koscheck e Weykman Koscheck – Representantes da sociedade civil

- Jorge Chediek - Coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil

- Daniela Mercury – Convidada especial

Mesa 1 – 14h

“Ódio nas redes” – Que sentimentos você propaga na web? Pare. Pense. Poste.

- Mediadora: Deputada Maria do Rosário (PT/RS)

- Raquel Recuero – Jornalista, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas. Dedica-se, principalmente ao estudo das redes sociais e comunidades virtuais na Internet, da conversação e fluxos de informação e capital social no ciberespaço, e ao jornalismo digital

- Silvia Pilz – Jornalista e blogueira

- Romi Bencke – Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, mestra em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).


21 de maio, quinta-feira

Mesa 2 – 9h

- “Ódio na carne” – A agressão além do verbo/A expressão letal da injúria e difamação.

Mediador: Deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ)

- Márcia Tiburi – Filósofa, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, e professora convidada da Fundação Dom Cabral.

- Representante do Ministério da Educação

- Luma de Andrade – Professora e doutora em Educação. Em sua pesquisa analisou as experiências e resistências de jovens travestis no espaço escolar.

- Irina Bacci – Diretora do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 

PAUSA PARA ALMOÇO – 12h às 14h


Mesa 3 – 14h

- “Mais amor, por favor!” – Tolerância, respeito e diferenças.

Mediadora: Deputada Erika Kokay (PT/DF)

- Viviane Mosé – Poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- Maria Clara Araújo – Ativista do transfeminismo. Estudante de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco.

- Ana Lúcia e Letícia – Casal de lésbicas e seus dois filhos. Contam sua história positiva de amor.

- Pedro HCM - Idealizador do canal de humor Põe na Roda composto por jovens LGBT. O canal fala sobre os limites do humor, o politicamente correto/incorreto e a liberdade de expressão/discurso de ódio.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – 21h

- Apresentação do grupo performático “Grupo Cantigas Boleráveis” – Quarta, 20, às 21h no Teatro dos Bancários (314/315 Sul). Entrada franca.

- Exposição “#AHomofobiaé”. Artistas e celebridades completam a frase “a homofobia é” para combater a intolerância contra a comunidade LGBT – Dias 20 e 21 no auditório Nereu Ramos.

 

SERVIÇO

EVENTO: XII Seminário LGBT do Congresso Nacional: "Nossa vida d@s outr@s – Empatia: a verdadeira revolução”.

DATA: Dias 20 e 21 de maio de 2015

LOCAL: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: (61) 3215-5646

Programação

20/05/2015 08:00 às 18:00 - Auditório Nereu Ramos

21/05/2015 08:00 às 18:00 - Auditório Nereu Ramos