Palestra Medicina AYURVEDA – a ciência da vida

Imagem do evento

No âmbito do Projeto Saúde Integral, o Dr. José Ruguê Ribeiro Junior (Swami Narayanananda) palestrará sobre a Medicina Ayurvédica, sistema de cura e prevenção de doenças mais antigo do mundo. Baseado nos Vedas da Índia tem desenvolvido, por séculos, um profundo conhecimento desses fatores citados como promotores de saúde (alimentação, exercícios e estado mental) e, por isso, muitos médicos, cientistas e educadores, tanto no oriente como no ocidente, têm visto nesse sistema um grande instrumento para tornar universal o acessos à saúde.

Inscrições encerradas

PROJETO SAÚDE INTEGRAL – MEDICINA AYURVEDA – A CIÊNCIA DA VIDA

O Projeto Saúde Integral visa alinhar-se à nova Política de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da Câmara dos Deputados, cumprindo o princípio da Corresponsabilidade, pela oferta ao beneficiário e ao servidor da oportunidade de reflexão sobre o conceito ‘saúde’. A partir da informação o indivíduo é instigado a pensar e exercitar a responsabilidade para com o próprio bem-estar – físico, emocional, mental e social; assim como o seu sentido de vida – que redireciona o indivíduo à experiência da saúde espiritual. O foco deste Projeto é a discussão, o estudo e o fomento de abordagens preventivas e, por isso, muito menos onerosas para programas de assistência à saúde.

Para alcançar seus objetivos o Projeto Saúde Integral promove, realiza, apoia e documenta ações informativas e educativas sobre práticas complementares ou novas práticas em saúde, desde que preventivas e/ou alinhadas a uma visão integral do ser humano. É realizado pelo Programa de Assistência à Saúde dos Servidores da Câmara dos Deputados – Pró-Saúde, que dentre os seus objetivos está o de proporcionar a prevenção à saúde de seus beneficiários. Iniciado em 2012, o Projeto já realizou dezessete palestras com profissionais e pesquisadores de referência no cenário nacional e internacional, que apresentaram novas práticas e pontos de vista sobre o cuidado integral à saúde.

Teremos a oportunidade em março de 2017 de ouvirmos o Dr. José Ruguê Ribeiro Junior (Swami Narayanananda) nos falar sobre a Medicina Ayurvédica, sistema de cura e prevenção de doenças mais antigo do mundo. Baseado nos Vedas da Índia tem desenvolvido, por séculos, um profundo conhecimento desses fatores citados como promotores de saúde (alimentação, exercícios e estado mental) e, por isso, muitos médicos, cientistas e educadores, tanto no oriente como no ocidente, têm visto nesse sistema um grande instrumento para tornar universal o acessos à saúde.

Ayurveda significa – ciência da vida – portanto não se trata apenas de um sistema médico, mas explica o conceito dos antigos Rishis ou Sábios acerca da constituição humana, da constituição do universo e como viver em harmonia com ele em busca dos objetivos fundamentais da vida que são: proteção (Dharma), conhecimento (Artha), felicidade (Kama) e libertação (Moksha) para conduzir-nos ao Prapti – a consciência da eterna aproximação à nossa essência.

Dr. José Ruguê Ribeiro Junior é formado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Terapia Intensiva pela AMIB, foi chefe da UTI do Hospital Santa Genoveva de Uberlândia e Diretor Clínico deste Hospital por vários anos. Foi consagrado pela Suddha Dharma Mandalam a mais antiga Escola de Yoga da Índia. Conviveu com seu Mestre, Sri Vájera Yogui Dasa (grande erudito da ciência védica e yóguica) no Brasil e no Chile. Acharya da Suddha Dharma Mandalam Internacional em muitos países. Presidente da Fundação Sri Vájera e da Clínica Ayurvédica Kalayasa. Diretor dos Cursos promovidos pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Membro do corpo docente da International Academy of Ayurveda – Pune – India. Professor de Ayurveda da Scuola Internazionale di Yoga e Ayurveda C.Y. SURYA – Italia. Professor de Pós Graduação em Ayurveda da Escola de Estudos Avançados de Naturologia em Lisboa – Portugal. Diretor da Escola Yoga Brahma Vidyalaya - ministrando cursos de formação em Ayurveda, Professores de Yoga e Suddha Raja Yoga no Suddha Sabha, em Araguari e em várias partes do mundo. Presidente da Fundação Sri Vájera mantenedora dos Cursos e de atividades em prol da disseminação da Sabedoria Perene e atividades assistenciais em saúde e educação. Presidente do Movimento Mundial de Ayurveda, com sede em Milão – Itália e membros em todo o mundo. Professor de Ayurveda do Curso de Práticas Integrativas da UNIFESP. Pesquisador de plantas medicinais fazendo paralelos entre as plantas brasileiras e de outras culturas tradicionais como chinesa, indiana e dos índios brasileiros (etnofarmacologia). Pesquisador associado a Universidades da Índia como Patanjali Yog College e Tilak Uiversity – Pune.

 

Autor dos livros: 

Yoga, a plenitude da Consciência (co-autor), Curso Básico de Suddha Raja Yoga (Volume I), Curso Básico de Suddha Raja Yoga (Volume II), além de ter sido o editor e autor dos prólogos das traduções dos livros em português: Bhagavad Gita, Suddha Raja Yoga e Prática de Yoga para a Saúde.

 Jorge Augusto da Rocha Eirado PRÓ-SAÚDE/PRÓ-SAÚDE/DRH
 3216-7960

Programação

24/03/2017 15:30 às 18:00 - Auditório Nereu Ramos

  • 15:30 - PROJETO SAÚDE INTEGRAL – MEDICINA AYURVEDA – A CIÊNCIA DA VIDA

    Abertura com o Diretor 15h30
    Palestra - 16h
    Perguntas - 17h