Seminário Internacional Educação ao Longo da Vida

Imagem do evento

No dia 12 de setembro, às 13 horas, no auditório Nereu Ramos, a Câmara vai abrigar Seminário Internacional, por meio da Comissão de Educação, em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para debater a “Educação ao Longo da Vida”, de forma a promover o conhecimento sobre experiências e modelos internacionais que mundo afora vêm sendo consolidados.

Dentre os tópicos, o seminário deverá fazer abordar os pontos de interseção entre educação de jovens e adultos (EJA) e educação especial na perspectiva da Educação ao Longo da Vida.

Seminário internacional Educação ao Longo da Vida


NOVA DATA: 12/09/2017

Horário: 13 às 19 h

Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

 

A educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Jacques Delors).

 

O marco político-legal brasileiro que trata dos direitos da pessoa com deficiência é internacionalmente considerado um dos mais avançados por sua abrangência em termos das várias esferas da vida deste grupo social. A Lei Brasileira da Inclusão-LBI, aprovada em 2015, ratifica o compromisso social do governo brasileiro com as pessoas com deficiência, mas – infelizmente – ainda não dá conta de assegurar todos seus direitos, em particular quando se trata de temas sensíveis. 


Nesse sentido, este seminário tem o objetivo de trazer à luz e discutir temas sensíveis e de extrema relevância social que ainda Não ganharam visibilidade suficiente na agenda educacional brasileira e nas produções científicas das áreas de educação, educação especial e educação inclusiva. Neste evento, portanto, abordamos alguns destes temas na perspectiva dos direitos à Educação ao Longo da Vida da criança, jovem e adulto com deficiência.

Organizado em duas frentes, o seminário aborda na primeira temas de ordem macro social e na segunda adota como foco questões específicas relativas à esta população considerada em relatórios internacionais ´a mais vulnerável dentre as vulneráveis´.


DECOM/SEC/CE/COPER
 3216-6622

Programação

12/09/2017 13:00 às 19:00 - Auditório Nereu Ramos