Projeto Saúde Integral: Yoga é União

Imagem do evento

A Câmara dos Deputados, através do Projeto Saúde Integral, promoverá no dia 15 de junho de 2018, às 08h no Auditório Nereu Ramos, a palestra Yoga é União. O objetivo deste Projeto é a discussão, o estudo e o fomento de abordagens preventivas e, por isso, muito menos onerosas para programas de assistência à saúde.

Inscrições encerradas

O Projeto Saúde Integral visa alinhar-se à nova Política de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da Câmara dos Deputados, cumprindo o princípio da Corresponsabilidade, pela oferta ao beneficiário e ao servidor da oportunidade de reflexão sobre o conceito ‘saúde’. A partir da informação o indivíduo é instigado a pensar e exercitar a responsabilidade para com o próprio bem-estar – físico, emocional, mental e social; assim como o seu sentido de vida – que redireciona o indivíduo à experiência da saúde espiritual. O foco deste Projeto é a discussão, o estudo e o fomento de abordagens preventivas e, por isso, muito menos onerosas para programas de assistência à saúde. 

Para alcançar seus objetivos o Projeto Saúde Integral promove, realiza, apoia e documenta ações informativas e educativas sobre práticas complementares ou novas práticas em saúde, desde que preventivas e/ou alinhadas a uma visão integral do ser humano. É realizado pelo Programa de Assistência à Saúde dos Servidores da Câmara dos Deputados – Pró-Saúde, que dentre os seus objetivos está o de proporcionar a prevenção à saúde de seus beneficiários. Iniciado em 2012, o Projeto já realizou diversas palestras com profissionais e pesquisadores de referência no cenário nacional e internacional, que apresentaram novas práticas e pontos de vista sobre o cuidado integral à saúde.

O Yoga surgiu na Índia há mais de seis mil anos como uma das primeiras manifestações da cultura indiana. E foi considerado como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), como tal deve ser respeitado e celebrado.

A Unesco considerou que a prática do Yoga e a filosofia a ela ligada influenciou numerosos aspectos da sociedade, que abrangem desde a saúde e a medicina até a educação e as artes. Destacou ainda a unificação da mente, do corpo e da alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas. Seus benefícios incluem redução do estresse, melhora da concentração, aumento do nível de auto aceitação, reforço da memória, perda de peso, melhora da qualidade do sono, fortalecimento da musculatura entre outros.

Em 21 de junho, comemora-se mundialmente o Dia Internacional do Yoga. Assim, é de grande relevância para esta Casa homenagear esta pratica que possibilita uma mudança no estilo de vida e no comportamento do indivíduo, fazendo com que seus adeptos passem a ter uma relação melhor consigo mesmo e com tudo que o cerca.

Teremos a oportunidade, no dia 15 de junho, de ouvirmos Com José Ruguê Ribeiro Junior, doutor em ayurveda, iogue, escritor, palestrante e professor de filosofia védica. Swami Nirmalatmanda, líder do Movimento Ramakrishna Vedanta no Brasil,Dra Susan Andrews, psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard (EUA) e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA) e Gloria Arieira, fundadora e diretora do Vidya Mandir, professora de Vedanta e Sânscrito. 

 

PRÓ-SAÚDE/PRÓ-SAÚDE/DRH
 (61) 3216-7960/3462

Programação

15/06/2018 08:00 às 14:00 - Auditório Nereu Ramos. YOGA É UNIÃO

  • 08:00 - Simpósio: Yoga é União

    8h ABERTURA DO EVENTO PELO DIRETOR DO PRÓ-SAÚDE
    8h10 INÍCIO DO SIMPÓSIO