Saúde

Iluminação verde no prédio da Câmara Lembra Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de Maio)

20/05/2021 - 08:32  

O prédio da Câmara dos Deputados recebe iluminação verde desta quinta (20) até sábado (22) pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. O objetivo da data, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, é estimular ações de conscientização sobre a doença e o diagnóstico precoce para evitar perda da visão.

O glaucoma é uma neuropatia óptica que não tem cura, mas que pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. A doença é progressiva, assintomática até seus estágios avançados e, se não for tratada, provoca lesões irreversíveis.

O principal fator de risco dessa doença é o aumento da pressão intraocular. Uma vez que 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença; quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de conter a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata.

Tratamento
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece consultas, exames de diagnóstico, acompanhamento, tratamento oftalmológico e cirurgias para alguns casos. Alguns medicamentos para a doença são oferecidos pelo programa Farmácia Popular. E desde 2020, o SUS incorporou à lista de exames disponíveis a Tomografia de Coerência Óptica, que é uma tecnologia computadorizada de imagem que compara as medidas das fibras nervosas dos olhos com parâmetros de um olho saudável. O exame revela imagens de vários aspectos e várias camadas da retina e, a partir dessas imagens, é possível fazer o diagnóstico correto.

Fatores de risco
Existem uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização de testes de rotina.